Conjutivite

Oftalmovilas. Sua aliada no combate à conjuntivite.

A Oftalmovilas é uma clínica completa, com infraestrutura moderna e profissionais capacitados para realizar tratamentos de todas as doenças oculares. Uma delas é a conjuntivite, uma enfermidade que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.

Mas o que é conjuntiva?

Para quem não sabe, conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. Quando causada por vírus, sua inflamação é altamente contagiosa e, geralmente, compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo. Uma transmissão que ocorre com maior facilidade em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus.
Os sintomas da conjuntivite são bem comuns. Saiba identificar.

• Olhos vermelhos e lacrimejantes

• Pálpebras inchadas, coceira, visão borrada

• Sensação de areia ou de ciscos nos olhos

• Secreção purulenta ou esbranquiçada

• Fotofobia (dor ao olhar para a luz)

• Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

DR. IGOR ESCLARECE:

Para saber se a conjuntivite é viral ou bacteriana é muito simples.

• A secreção da conjuntivite viral é mais esbranquiçada, em pequena quantidade e demorando aproximadamente 15 a 20 dias para desaparecer com tratamento adequado.

• A secreção da conjuntivite bacteriana é mais amarelada e abundante. Demora de 5 a 7 dias para desaparecer com tratamento adequado.

• A transmissão da conjuntivite bacteriana se dá da mesma maneira que a conjuntivite viral, ou seja, através do contato com secreções contaminadas. Na forma bacteriana, porém, espirros e tosses são pouco comuns e a transmissão acaba ficando restrita mesmo ao contato pessoal. Partilhar toalhas e dividir a mesma cama são situações de elevado risco.

• É bom salientar que, apesar dos sintomas da conjuntivite serem quase que exclusivamente oculares, a bactéria ou vírus podem estar por toda a pele, sendo possível a contaminação das suas mãos com um simples contato com a roupa da pessoa infectada.

Como funciona o tratamento?

O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral, não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contraindicados, pois podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico indicado pelo médico oftalmologista.

É simples evitar a conjuntivite.

Mais frequente no verão, a conjuntivite provoca muito incômodo e, se não forem tomadas algumas precauções, pode se transformar em epidemia. Confira algumas atitudes importantes para evitar a contaminação:

• Lave suas mãos com frequência.

• Não coloque as mãos nos olhos para evitar a recontaminação.

• Evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área.

• Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas.

• Ao usar, não encoste o frasco do colírios ou da pomada no olho.

• Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.

• Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite ou usando colírios/pomadas.

• Não compartilhe lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite.

• Evite piscinas.

É possível prevenir.

• É difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco de contaminação.

• Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).

• Evite compartilhar toalhas de rosto.

• Lave as mãos com frequência e não as coloque nos olhos.

• Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos.

• Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).

• Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.

IMPORTANTE: É fundamental que haja o acompanhamento do oftalmologista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Para a conjuntivite bacteriana se deve, além desses cuidados, usar colírios e antibióticos prescritos somente pelo oftalmologista.

CRM: 14600
Especialidade: Cirurgia Plástica Ocular, Oftalmologia Geral, Órbita, Ptose e Vias Lacrimais

Deixe a sua sugestão,

Rua Praia de Itapoã, QD. A17, LT.02, Edf. Empresarial Vilas, 1º Andar - Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas - Bahia